Na última sexta-feira (05/05) a Secretaria da Saúde (SESA) revelou que um homem morreu de raiva humana após ser mordido por um macaco em Cariús.
A SESA afirma que o homem em questão era um agricultor de 36 anos, no qual foi mordido por um macaco sagui em fevereiro deste ano. No entanto, a vítima só procurou atendimento médico no final de abril, apenas quando começou a sentir os sintomas.
Após ter a raiva humana como principal suspeita na última quinta-feira (04/05), o homem foi transferido para um hospital de referência no assunto. Contudo, o mesmo não resistiu.
Depois do acontecido, a SESA anunciou que, na presença de novos casos ou suspeitas da doença, irá começar a fazer medidas de prevenção e controle da raiva humana na cidade de Cariús, no intuito evitar uma proliferação da doença.
Histórico da raiva humana no Ceará
Após sete anos, este é o primeiro caso de óbito causado pela raiva humana no estado do Ceará.
De 2007 a 2016, o Estado teve cinco casos registrados da doença, sendo os municípios de Camocim, Chaval, Ipu, Jati e Iracema, onde foram causados por mordidas de sagui, cachorro e morcego.
O que é a raiva humana?
A raiva é uma doença viral, onde é transmitida de um animal para um humano por meio de mordida ou lambidela. A melhor maneira de evita-la é por meio de uma vacina após ser exposto a doença.
Depois de contrair o vírus, o mesmo age no sistema nervoso central da vítima. Em humanos, a raiva pode causar uma grava inflamação no cérebro, fotofobia, tremores involuntários, dificuldade de engolir e salivação excessiva.
A doença é considerada muito fatal após ser contraída, uma vez que possui uma taxa de letalidade de 100%.
A Secretaria de Saúde recomenda vacinar seus cachorros ou gatos contra raiva, além de evitar contato com animais desconhecidos.
Caso sofra com uma mordida de sagui, por exemplo, é necessário lavar o local urgentemente com água e sabão, fora buscar o atendimento de uma Unidade Básica de Saúde o mais rápido possível.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Facebook, Instagram e Youtube.