César de Araújo Oliveira, um estudante de 16 anos da Escola Estadual de Educação Profissional Isaías Gonçalves Damasceno, em São Benedito, conquistou destaque na última edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Após receber uma medalha de ouro na competição em meio a mais de 244 mil alunos, ele foi convidado pela organização do evento para participar de seletivas mais avançadas, com potencial para representar o Brasil em olimpíadas internacionais.
O aluno está se preparando para a etapa final da competição, que ocorrerá no Rio de Janeiro, onde participará de atividades práticas, oficinas, exercícios e outras provas teóricas e observacionais. Se for bem-sucedido nesta fase, terá a oportunidade de integrar uma das equipes que representarão o Brasil em competições internacionais de astronomia.

A Secretaria da Educação (Seduc) tem apoiado a jornada de César, cobrindo os custos de viagem e hospedagem para ele e seu professor orientador. Desde o início do processo, o estudante vem se destacando e se dedicando aos estudos de temas complexos, que incluem cálculo diferencial, equação de Schrödinger e coordenadas esféricas.
Além de suas conquistas na OBA, César também foi reconhecido na Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog). Expressando sua gratidão, o estudante encoraja outros alunos a persistirem em seus sonhos e acreditarem em seu potencial.
“O que tenho a dizer aos meus colegas, estudantes de escola pública, é que acreditem nos sonhos de vocês, tenham esperança e fé em Deus, lutem, persistam, resistam e sejam determinados, que o momento de recompensa chegará”, disse.