A Prefeitura de Fortaleza anunciou, nesta quinta-feira (31/07), a abertura de 66 novos leitos hospitalares com o objetivo de ampliar a capacidade cirúrgica da rede pública de saúde. Com a medida, o número de procedimentos realizados mensalmente no Instituto Doutor José Frota (IJF) deve chegar a 1.500, um aumento de 50% em relação ao volume atual.
Do total de leitos entregues, 30 são voltados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 36 destinados à enfermaria. A nova estrutura faz parte do plano de expansão do IJF, que já havia elevado sua média mensal de cirurgias de 800 para 1.200. Com os novos espaços, a unidade passa a contar com 90 leitos de UTI. Antes, eram 60.

De acordo com a gestão municipal, a nova ala será submetida a testes operacionais e deve entrar em funcionamento nos próximos 10 dias. O espaço inclui dormitórios para profissionais de saúde, postos de enfermagem, farmácia, áreas para manipulação de medicamentos, rouparia e novos banheiros.
O superintendente do IJF, João Gilberto Macedo, adiantou que os novos leitos serão direcionados exclusivamente à demanda interna da unidade. Já a secretária municipal da Saúde, Riane Azevedo, destacou que a ampliação é essencial para reduzir a sobrecarga da chamada “sala laranja”.
“Hoje nós temos a nossa sala laranja, que é praticamente como se fosse a UTI da emergência lotada, sempre lotada e um leito, dois leitos a mais e essa UTI vai ser extremamente importante para poder dar uma melhor assistência aos nossos pacientes”, explicou.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.