Governador da Direita, administrando o Estado de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) participou do Seminário Nacional Pela Alfabetização, sediado em Fortaleza. Na oportunidade, o gestor destacou dados do Estado do Centro-Oeste em relação à alfabetização na idade certa. De acordo com dados do ICA, Goiás ficou em 2º lugar neste quesito, atingindo a marca de 72,7%.
Esse dado se refere a alunos que, até o 2º ano do Ensino Fundamental, conseguem ler textos curtos, localizar informações explícitas e interpretar linguagem verbal e não verbal. Estado ficou atrás apenas do Ceará, que alcançou a marca de 85,3 % das crianças alfabetizadas.
Segundo Caiado, “o sucesso” no Estado de Goiás veio após o governo local “copiar exatamente” o que foi criado no Ceará. Caiado se referiu ao sistema de parcerias entre o Estado e Prefeituras, sobretudo em relação ao “ICMS da Educação”.
Essa política pública implementada no Estado nordestino em 2007 destina parte da arrecadação do ICMS aos municípios com base em indicadores educacionais. São avaliados pontos como melhoria no desempenho escolar, alfabetização e taxa de reprovação. Ou seja: quanto melhor a educação, maior a fatia recebida pelo município.
Em tom de bom-humor, Caiado sugeriu que o Ceará “apertasse o pé”. “Recebi uma ligação da minha equipe chorando: ‘não alcançamos o Ceará, mas chegamos perto’. Não tenho problema nenhum em admitir isso. Copiamos exatamente o que foi criado no Ceará. Com todo respeito aos meus amigos cearenses, apertem o pé. Tenho certeza que vamos em busca de superar. Aqui o índice foi mais de 85%. Botaram a régua bem alta”, afirmou.
Ver essa foto no Instagram