
Com a proposta de reforçar e coordenar estratégias de segurança nos arredores de espaços culturais do Ceará, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) recebeu, na manhã desta quarta-feira (20), representantes da Secretaria da Cultura (Secult), em reunião no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza. Participaram do encontro o secretário da Segurança Pública, Roberto Sá, e a secretária da Cultura, Luisa Cela.
Durante a reunião, foram discutidas medidas para ampliar a segurança no entorno dos equipamentos culturais do Estado. “O encontro de hoje foi muito importante, pois recebemos a secretária de Cultura, Luisa Cela, e a sua comitiva, que trouxeram atualizações sobre o planejamento e as atividades da Secult e dos equipamentos culturais estaduais, além de apresentarem os projetos futuros. Também foi solicitada uma atenção especial para a região do Centro, onde estão localizados alguns desses equipamentos, a fim de que possamos, juntos, realizar diagnósticos, planejar ações e aprimorar cada vez mais a segurança. O nosso objetivo é garantir que a população possa frequentar esses espaços com tranquilidade e paz”, destacou o secretário da Segurança Pública, Roberto Sá.

A secretária Luisa Cela ressaltou a importância da aproximação com a SSPDS. “Viemos tratar sobre a estratégia de segurança e de policiamento nas áreas onde estão localizados os equipamentos culturais. Em Fortaleza, especialmente, temos mais de 20 equipamentos, com uma grande concentração no Centro da cidade. Já existe uma parceria muito forte e próxima com a SSPDS, que sempre nos atende de forma ágil. Nesta reunião, reforçamos essa cooperação, sobretudo, em razão da reinauguração da Praça do Dragão do Mar e da retomada do posto policial naquela área. Também discutimos a importância de ampliar a presença policial nos horários de programação cultural, que muitas vezes acontecem à noite, quando o Centro já está menos movimentado. Nosso objetivo é garantir tranquilidade e segurança para o público que frequenta esses espaços, que é bastante expressivo”, destacou.

Também participaram da reunião o chefe de gabinete da SSPDS, coronel PMCE Cristiano Lins; a assessora de gabinete da Secult, Gilvana Linhares; a presidente do Instituto Dragão do Mar, Raquel Gadelha; e a representante do Instituto Mirante, Iana Soares.