PUBLICIDADE

Aplicativo cearense identifica maturação de bananas e reduz perdas

Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Instituto Federal do Ceará (IFCE) desenvolveram o BananaRipe. O aplicativo utiliza inteligência artificial para classificar o grau de maturação de bananas, permitindo previsibilidade sobre perdas em estoques.

O aplicativo funciona sem necessidade de internet, precisando apenas que o agricultor instale no smartphone e fotografe a fruta. O sistema classifica as bananas em sete níveis de maturação: do totalmente verde ao amarelo com casca muito marrom. Isso ajuda a fornecer informações em tempo real para planejamento de vendas, definição de preços promocionais e gestão de estoques.

Aplicativo cearense identifica maturação de bananas e reduz perdas
Foto: Reprodução

O projeto surgiu a partir de conversas com produtores de Iguatu, que buscavam soluções para automação de etapas do processo agrícola. “Um dos produtores de banana da nossa cidade já conversava conosco sobre automação de etapas do seu processo, como a irrigação, e sugerimos também o uso de visão computacional aplicada ao setor agrícola, que é a tecnologia pesquisada no meu doutorado”, comentou Emannuel Diego de Freitas, um dos autores do projeto.

O aplicativo, orientado pelo professor Danielo Gomes, cientista-chefe do Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará (ÍRIS Lab), já alcançou 95,96% de precisão nos testes. Apesar de ter sido desenvolvido para bananas, há planos de expansão para outras frutas, como manga e melão.

Um artigo sobre o BananaRipe foi publicado na revista Engenharia Agrícola, detalhando a aplicação da visão computacional no setor agrícola. Vale destacar que a ferramenta ainda não é comercializada e nem pode ser encontrada para download nas lojas de aplicativos.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir