
A Federação do Comércio do Ceará (Fecomércio) realizou na manhã desta sexta-feira (19), em parceria com a Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE) da Câmara dos Deputados, o seminário “O papel do Parlamento e a importância do Congresso para o desenvolvimento do País”. O evento contou com a participação de parlamentares de lideranças empresariais e representantes de entidades de classe. A Segurança pública foi um dos temas debatidos no encontro. Na ocasião, o deputado federal Danilo Forte (União), destacou a importância da adoção de medidas mais enérgicas no combate à criminalidade.
Ele é autor do projeto de lei, em tramitação no Congresso Nacional, que equipara o crime organizado e a criação de milícias privadas ao terrorismo. De acordo com a proposta, com a tipificação do terrorismo é possível um enfrentamento mais repressivo, fortalecendo assim as ações das forças de segurança.
Durante sua fala, o deputado Danilo Forte defendeu a necessidade de ações mais enérgicas por parte do Estado, anunciando a criação de um projeto de lei que visa enfrentar diretamente o crime organizado:
“A gente precisa de uma resposta de Estado. Eu mesmo preparei para este ano um projeto de lei que transforma o crime organizado em terrorismo, porque com a tipificação do terrorismo, a gente possibilita o enfrentamento de Estado. Inclusive, fortalecendo o setor repressivo com relação ao crime”, destacou o parlamentar cearense.
Felipe Cabral, Diretor Executivo de Relações Institucionais, reforçou a importância da proposta e elogiou o esforço político envolvido na tramitação do projeto:
“A gente tem projetos com requerimento de urgência aprovado, que é o caso do deputado Danilo, que criminaliza a prática de terrorismo. O deputado Danilo, com muita maestria, conseguiu o requerimento de urgência para esse projeto, que não é fácil, pois depende da assinatura de líderes parlamentares de diversos partidos.”
Em sua fala, Cabral também fez um apelo à classe política para que avance com propostas fundamentais ao setor produtivo nacional: “Então a minha mensagem é: a gente tem uma janela de oportunidades, a gente tem parlamentares qualificados, a gente tem parlamentares engajados e a gente gostaria muito que houvesse uma vontade política maior — aí não só dos senhores, mas também dos presidentes de ambas as Casas — para que essas propostas avancem, que são tão importantes para o nosso setor empresarial e para a classe empresarial no País.”
A programação foi composta por dois painéis temáticos, ambos voltados à reflexão sobre o papel do Congresso Nacional no desenvolvimento do País. O primeiro painel, com o tema “Segurança Pública: desafios e soluções para o fortalecimento institucional e melhoria do ambiente de negócios. O debate concentrou-se principalmente na crescente atuação das facções criminosas no Brasil e na preocupação da sociedade quanto à segurança pública.