PUBLICIDADE

Ceará lança Compromisso Estadual por equidade no Ensino Médio

Foto: Reprodução

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) lançou, nesta segunda-feira (22/09), o Compromisso Estadual pela Aprendizagem com Equidade no Ensino Médio, uma ação que envolve toda a rede escolar com o objetivo de garantir o direito à aprendizagem de cada aluno e diminuir as desigualdades educacionais. O evento contou com a participação da secretária da Educação, Eliana Estrela, da secretária executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes, além do coordenador da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 03), Paulo Fontenele, do diretor da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Adahil Barreto, Damião Lins, da professora Cassiana Souza e da estudante Elis Braz.

Segundo Eliana Estrela, a iniciativa representa uma convocação coletiva à rede pública estadual. “Precisamos da participação de todos. Vamos juntos assinar esse Compromisso. Que cada um se sinta convocado e mobilizado para a recomposição das aprendizagens e para a garantia da equidade. Vamos avançar cada vez mais na educação porque acreditamos que é por meio dela que se constrói uma vida mais justa, digna e transformadora”, destacou.

A secretária executiva Jucineide Fernandes destacou que o Compromisso consolida práticas já implementadas na rede estadual. Ela também anunciou a criação do Selo Equidade Educacional, que reconhecerá e acompanhará as ações ligadas à proposta. “O reconhecimento será destinado a escolas e regionais (Crede/Sefor) que apresentem avanços significativos na promoção da aprendizagem com equidade”, disse a secretária.

Concedido anualmente pela Seduc, o Selo será regulamentado por meio de norma específica e terá como referência critérios objetivos, como desempenho escolar e os índices de participação e proficiência do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece).

A premiação será entregue nas categorias ouro, prata, bronze e menção honrosa. Para escolas e regionais que não atingirem os parâmetros mínimos, a Seduc ofertará suporte técnico e pedagógico no ano letivo seguinte, com o propósito de reduzir desigualdades e garantir o acesso pleno à aprendizagem.

“Esse selo é muito encorajador porque as escolas vão se mobilizar ainda mais para atingir os critérios. É um marco que, além do reconhecimento, estimula todos os atores envolvidos no processo educacional. Estamos fazendo isso pelos estudantes, porque o direito deles é aprender”, afirmou Paulo Fontenele.

Para Damião Lins, diretor da EEMTI Adahil Barreto (Cariús), o Selo será um instrumento de engajamento. “Todas as escolas já trabalham em prol da melhoria dos índices de aprendizagem. Esse selo surge como um estímulo a mais para que toda a rede se engaje ainda mais nessa missão”, disse.

O lançamento do Compromisso também marca o início da contagem regressiva para o Spaece 2025, que será aplicado dentro de um mês para os alunos da 3ª série do Ensino Médio.

Para Elis Braz, estudante da EEMTI Adahil Barreto, a medida vai reforçar a preparação dos jovens. “Vai motivar todos os estudantes a se destacarem cada vez mais”, afirmou.

Já a professora Cassiana Souza, da EEMTI Estado de Alagoas (Fortaleza), ressaltou a importância de um olhar individualizado na educação. “Temos que oferecer ao aluno o suporte de que ele precisa para crescer. O apoio que ofereço a um pode não ser o mesmo que o outro necessita. Precisamos tratar cada estudante como único”, pontuou.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir