PUBLICIDADE

Seinfra apresenta avanços da Linha Leste do Metrô de Fortaleza

Foto: Reprodução

Com o objetivo de fortalecer o diálogo com o setor produtivo e ampliar a transparência junto à sociedade, a Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra) apresentou, nesta terça-feira (23), o progresso das obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza à diretoria da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) da Capital. Durante um almoço-debate com representantes do varejo, o secretário Hélio Winston Leitão detalhou as escavações dos túneis, a edificação das estações e as perspectivas de novas liberações viárias nos bairros Centro, Aldeota e Papicu.

Atualmente com 42,44% de execução física e previsão de conclusão para 2028, a Linha Leste do metrô vai ligar o Centro ao Papicu em apenas 15 minutos, por meio de dois túneis subterrâneos. O percurso, com 7,3 km de extensão, terá capacidade para atender cerca de 150 mil usuários por dia, contribuindo para a mobilidade urbana de Fortaleza e impulsionando diferentes segmentos da economia local, como o comércio.

De acordo com o secretário Hélio Winston, nos últimos 12 meses, a obra avançou mais de 10 pontos percentuais e, atualmente, envolve mais de 1.100 trabalhadores espalhados pelos diversos canteiros do projeto. “Estamos falando da primeira linha de metrô 100% subterrânea do Nordeste, com estações que chegam a mais de 30 metros de profundidade. Sabemos que as intervenções causam transtornos para o comércio, mas estamos empenhados em reduzir esses impactos e acelerar as liberações viárias, como já ocorreu em diferentes trechos”, destacou.

Ele destacou ainda que, em junho deste ano, a Seinfra realizou a liberação parcial do tráfego de veículos nas imediações de uma das futuras estações, entre as ruas Nunes Valente e Tibúrcio Cavalcante. O secretário adiantou, inclusive, que toda a área ao redor do Colégio Militar deve ser liberada até o ano de 2026.

Para o presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, a explanação do secretário foi bastante esclarecedora, especialmente em relação ao andamento das intervenções. “Todas as informações recebidas na reunião serão repassadas aos associados, que acompanham com expectativa as atualizações do projeto”, afirmou.

Avanços nas estações

Em fase final de acabamento, a estação Chico da Silva – Leste já atingiu 93,1% de execução física, com sua estrutura praticamente finalizada. A estação Colégio Militar, que possui 32 metros de profundidade e onde a tuneladora TBM 01 passa por manutenção, chegou a 62,3% de execução neste mês.

A futura estação Nunes Valente alcançou 54,8% de execução física, atingindo 28 metros de profundidade. Já a estação Papicu, última do trajeto da Linha Leste, registra 28,6% de avanço e já alcançou 9 metros de profundidade. Esta última também contará com integração ao VLT Parangaba-Mucuripe por meio de um túnel subterrâneo previsto no projeto.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir