PUBLICIDADE

Prefeitura de Orós terá que realizar concurso público até 2027 após acordo com MP

A Prefeitura de Orós deverá realizar concurso público, nomear e dar posse aos aprovados até março de 2027. A determinação faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado nessa terça-feira (23) entre o Ministério Público do Ceará, por meio da Promotoria de Justiça Vinculada de Orós, e a gestão municipal.

Foto: Reprodução

Em até 90 dias, a Prefeitura deve adotar as medidas legais necessárias para viabilizar o certame, incluindo o envio à Câmara Municipal de projeto de lei com a previsão dos cargos. O acordo foi assinado pelo promotor de Justiça Alan Ferreira e pela prefeita de Orós, Tereza Cristina Pequeno.

No TAC, a Administração Municipal reconheceu a irregularidade de contratações temporárias para funções que não se enquadram em situações de excepcional interesse público, como auxiliar de serviços gerais e agente administrativo. Em 2023, o município tinha 610 temporários e 87 comissionados, o que correspondia a 53,54% do total de 1.313 servidores.

“A contratação temporária não pode servir à burla da regra constitucional que obriga a realização de concurso público para o provimento de cargo efetivo e de emprego público”, ressalta o promotor Alan Ferreira.

Se descumprir o acordo, a Prefeitura estará sujeita a multa diária de R$ 5 mil, limitada a R$ 100 mil. O valor será revertido ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará (FDID).

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir