A Prefeitura de Fortaleza anunciou nesta segunda-feira (06/10) a implantação de faixas exclusivas para motocicletas em quatro avenidas da capital. O projeto funcionará em caráter experimental até 31 de março de 2026. A cada três meses, a Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, elaborará relatórios sobre os impactos da implementação no tráfego e na segurança viária.
As faixas serão pintadas de azul e instaladas no centro das vias, inicialmente nas avenidas Santos Dumont e Humberto Monte. Posteriormente, o projeto se estenderá às avenidas Alberto Craveiro e Presidente Costa e Silva, também conhecida como Perimetral.

O modelo é inspirado em iniciativas similares já existentes em outras capitais, como São Paulo e Recife. Os corredores exclusivos para motos funcionam de forma semelhante a ciclofaixas e corredores de ônibus e táxis.
A largura das faixas azuis será determinada pelo limite de velocidade da via: 1,10 metro para avenidas com velocidade máxima de até 50 km/h e 1,20 metro para até 60 km/h. A velocidade permitida na faixa será a mesma da avenida em que estiver instalada. O projeto ainda está em fase de avaliação e inclui estudos técnicos para garantir sua eficácia.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.