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Dia das Crianças deve injetar R$ 16,73 bilhões no comércio

O Dia das Crianças de 2025 deve movimentar cerca de R$ 16,73 bilhões no varejo brasileiro, aponta pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, em parceria com a Offerwise Pesquisas. A previsão se deve ao fato de que 70% dos consumidores planejam ir às compras, com gasto médio de R$ 297 por pessoa.

Foto: Reprodução

Entre os produtos mais procurados estão roupas e calçados (43%), bonecos e bonecas (36%), jogos educativos (26%) e brinquedos como carrinhos, aviões e bolas (17%).

“Mesmo no limite do orçamento familiar, os consumidores seguem valorizando o ato de presentear. O Dia das Crianças é uma data afetiva, e isso se traduz em movimento para o varejo”, diz Assis Cavalcante, presidente da CDL Fortaleza.

A pesquisa mostra que 85% dos consumidores pagarão à vista, sendo o PIX o método mais usado (50%), mas 40% ainda planejam parcelar, principalmente no cartão de crédito, com média de cinco parcelas. A motivação para as compras é emocional, com 32% dos consumidores querendo ver as crianças felizes, 22% mantendo o hábito de presentear e 18% reconhecendo a importância simbólica da data.

Entre os que pretendem gastar menos (12%), os principais motivos são economia, orçamento apertado ou dívidas. Já os que planejam gastar mais (37%) citam o desejo de um presente melhor e o aumento dos preços. A qualidade é critério decisivo para 46% dos consumidores na escolha do local de compra, enquanto no presente, 30% priorizam qualidade, 20% o desejo da criança e 14% o preço.

A comemoração continua forte, com 91% dos consumidores planejando celebrar, principalmente em casa (37%) ou na residência de parentes, enquanto shoppings e parques aparecem como alternativas. A pesquisa ouviu 842 consumidores em todas as capitais entre 28 de agosto e 4 de setembro, com margem de erro de 3,4 a 4 pontos percentuais.

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