
Dois em cada cinco trabalhadores que vivem no Crajubar, região formada por Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, levam de 15 a 30 minutos para chegar ao trabalho, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O levantamento mostra que a rotina de deslocamentos na região é relativamente curta. Cerca de 40% dos trabalhadores demoram até meia hora para chegar ao emprego, enquanto 29% gastam entre seis e quinze minutos.
O tempo médio de deslocamento no Crajubar é menor que em Fortaleza, onde 31% dos trabalhadores levam de 15 a 30 minutos para chegar ao trabalho. No Brasil, apenas 67% da população trabalhadora completa o trajeto em até meia hora.
Uma pequena parcela dos trabalhadores do Crajubar passa mais tempo no percurso: cerca de 5% levam de uma a duas horas para chegar ao local de trabalho.
As informações consideram o tempo gasto entre a casa e o trabalho principal, desconsiderando paradas intermediárias, como deixar filhos na escola ou fazer compras.
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados são referentes ao Censo de 2022, mas que foram divulgados no inicio de outubro de 2025.