Um candidato foi preso neste domingo (9) durante a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, suspeito de tentar fraudar a prova. A prisão ocorreu na Escola Tarcila Cruz Alencar, no bairro Novo Juazeiro, após denúncia feita pela coordenação local do exame.

Segundo a Polícia Federal (PF), o homem, morador de Barbalha, foi flagrado utilizando dois celulares dentro da sala de aplicação, o que é expressamente proibido pelas regras do Enem. Ele havia sido liberado para realizar a prova após justificar o porte de um aparelho médico, mas, já próximo do encerramento do exame, fiscais perceberam o uso de um segundo telefone não declarado.
Durante a abordagem, além do aparelho, os fiscais encontraram um rascunho contendo anotações e possíveis trechos relacionados ao tema da redação. O candidato foi levado à Delegacia da Polícia Federal em Juazeiro do Norte, onde foi autuado por tentativa de fraude em certame público e tentativa de estelionato.
As condutas são previstas nos artigos 311-A, inciso III, e 171, parágrafo 3º, combinados com o artigo 14, inciso II, do Código Penal. O material apreendido será periciado, e a investigação busca identificar se outras pessoas participaram da tentativa de fraude.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


