PUBLICIDADE

Fiec decreta luto de três dias pela morte do empresário Roberto Macêdo

A Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) decretou luto oficial de três dias em razão da morte do empresário Roberto Proença de Macêdo, ex-presidente da instituição e membro do Conselho de Representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Reconhecido como um dos principais líderes da industrialização cearense contemporânea, Roberto Macêdo foi presidente do Grupo J. Macêdo, consolidado entre os maiores do Nordeste.

A morte ocorreu nesta terça-feira (11/11) e o velório acontecerá a partir das 10h da manhã, na Funerária Ternura. No mesmo local, haverá uma missa às 14h. O sepultamento acontecerá no Cemitério Parque da Paz, em Fortaleza.

Nesse contexto, o atual presidente da Casa, Ricardo Cavalcante, emitiu uma nota lamentando a perda. “Neste momento de dor, não me pronuncio apenas em meu próprio nome. Falo em nome de toda a nossa Diretoria, dos Presidentes dos Sindicatos Industriais, dos Ex-Presidentes ainda vivos, dos líderes e colaboradores do Sistema FIEC, e de todos os industriais do Ceará, que reconhecem em Roberto Macêdo um exemplo de integridade, grandeza e espírito público, e que hoje se unem em silêncio respeitoso diante de sua partida”, externou.

Fiec decreta luto de três dias pela morte do empresário Roberto Macêdo
Foto: Divulgação

O gestor comentou ainda a trajetória do ex-presidente à frente da Fiec, entre os anos de 2006 e 2014. Segundo ele, “Roberto nos ensinou que para ser um grande líder, basta agir com verdade, serenidade e firmeza de princípios. Foi ele quem consolidou uma cultura de ética e austeridade a serviço do bem comum, deixando um legado que permanecerá como referência para todas as futuras gerações de industriais do Ceará”.

Manifestações de pesar também foram registradas por autoridades do Estado. O governador Elmano de Freitas, através das redes sociais, afirmou que a jornada de Roberto Macêdo “foi marcada pela visão empreendedora e pelo compromisso com o desenvolvimento do Ceará”.

Fiec decreta luto de três dias pela morte do empresário Roberto Macêdo
Fotos: Reprodução/Redes Sociais

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, também lamentou a partida do empresário e ofereceu seus sentimentos aos familiares. “Lamento profundamente a partida do empresário e ex-presidente da Fiec, Roberto Macêdo, que contribuiu por décadas para o desenvolvimento econômico do Estado do Ceará. Aos amigos e familiares, desejo serenidade neste momento delicado”, escreveu.

Já o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri, ressaltou que o ex-presidente da Fiec deixa “um legado de trabalho e inspiração”. O parlamentar também expressou solidariedade à família, aos amigos e ao setor produtivo.

Trajetória

Engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Roberto Macêdo presidiu a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) por dois mandatos consecutivos. Sua gestão ocorreu entre os anos de 2006 e 2014.

Fiec decreta luto de três dias pela morte do empresário Roberto Macêdo
Foto: Divulgação/Fiec

O empresário Roberto Proença de Macêdo deu continuidade, junto com o irmão Amarílio de Proença Macêdo, ao legado iniciado pelo pai, José Dias de Macêdo, fundador do Grupo J. Macêdo, um dos maiores conglomerados industriais do Nordeste. Com mais de 85 anos de história, o grupo reúne nove marcas e oito unidades fabris em quatro estados, sendo líder nacional em farinha de trigo com a marca Dona Benta.

O império empresarial, que começou com a importação de Jeep Willys e evoluiu para o setor de moagem e alimentos, se consolidou como uma das principais importadoras de trigo do Brasil, com operações integradas ao Porto do Mucuripe, em Fortaleza, e um modelo de gestão hoje compartilhado com a terceira geração da família Macêdo. O conglomerado também atua nos setores de tintas e agroindústria.

Nesse sentido, em outubro deste ano, a Universidade Federal do Ceará (UFC) concedeu a Roberto Macêdo o título de Doutor Honoris Causa em reconhecimento à sua contribuição para a indústria, à valorização do conhecimento e ao compromisso social demonstrado ao longo da carreira.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir