PUBLICIDADE

Lula mantém vantagem em todos os cenários e ampliaria liderança no Nordeste

Em novo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas sobre a disputa presidencial de 2026, o presidente Lula (PT) aparece como o nome mais citado pelos eleitores. Na pesquisa espontânea, ele reúne 22,3% das intenções de voto. Na sequência, figuram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com 15,3%; o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 2%; o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB), com 0,9%; e Michelle Bolsonaro (PL), com 0,6%.

Quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Lula mantém vantagem em todos os cenários testados. Em uma das simulações, o atual gestor registra 35,6%, à frente de Bolsonaro (32,1%), Ciro Gomes (8,2%) e Ratinho Junior (PSD), que atinge 6,9%.

Lula mantém vantagem em todos os cenários e ampliaria liderança no Nordeste
Foto: Reprodução

Em outra hipótese, Lula alcança 36,3%, superando Flávio Bolsonaro (PL), que pontua 19,7%, Ratinho Junior (10,5%) e Ciro Gomes (9,9%). No confronto direto com Michelle Bolsonaro, o presidente marca 36%, contra 26% da ex-primeira-dama.

Também incluído no levantamento, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), se destaca mesmo sem ser pré-candidato. Ele soma 20,6% das intenções de voto, à frente de Flávio Bolsonaro (20,5%) e Ciro Gomes (14,9%).

Perfil

Do ponto de vista regional, o desempenho de Lula tem mais força no Nordeste, onde atinge 49,9% das citações. No Sudeste, os índices variam entre 33% e 35%, mantendo vantagem sobre os adversários. Em contrapartida, Bolsonaro e aliados apresentam melhor desempenho nas regiões Sul e Centro-Oeste.

Lula mantém vantagem em todos os cenários e ampliaria liderança no Nordeste
Foto: Evaristo Sá/Reprodução/Vinícius Santa Rosa/Antônio Molina/Jonathan Campos/Edilson Rodrigues/Rafa Neddermeyer

O perfil do eleitorado também foi avaliado. Lula obtém os melhores resultados entre mulheres e pessoas com menor nível de escolaridade. Já os adversários crescem entre homens e eleitores evangélicos.

Segundo Turno

Em simulações de segundo turno, Lula venceria todos os concorrentes. Contra Bolsonaro, o resultado é de 43,7% a 43,1%, configurando empate técnico com uma leve vantagem para o atual chefe do Executivo. Nas disputas com Flávio Bolsonaro e Michelle Bolsonaro, o presidente teria 45,4% a 38,6% e 44,1% a 42,7%, respectivamente. Frente a Tarcísio de Freitas, a diferença seria de 43% a 41,8%.

Metodologia

Para a pesquisa, foram ouvidos 2.020 eleitores entre os dias 6 e 10 de novembro. O levantamento foi realizado em 164 municípios de todos os estados e do Distrito Federal. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir