Foi aprovada na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2025, contendo as metas e regras de distribuição dos recursos do Governo do Estado. A expectativa é que o orçamento seja de R$ 38 bilhões, o que significa quase R$ 1 bilhão a mais em relação ao que foi previsto no último ano.
A aprovação ocorreu nesta quarta-feira (17/07) por unanimidade com, em média, 13 emendas no texto. Os pontos tratados na LDO direcionam a divisão de recursos para investimentos e gastos no próximo ano, incluindo as entregas previstas no Plano Plurianual 2024-2027.

Divididas em três eixos, as diretrizes tratam da assistência social, ampliação de vagas em instituições de ensino, agricultura familiar, infraestrutura e logística, além de obras em andamento e prioridade de investimentos.
Segundo o relator da LDO 2025, Guilherme Sampaio (PT), o documento prevê aplicações em curto, médio e longo prazo. Por isso, os valores ainda não foram definidos acerca de cada área de gestão.
“A LDO é uma matéria técnica, que estabelece diretrizes para harmonizar o investimento de longo prazo com PPA, LOA. A LDO não é uma lei para dizer quantas câmeras o Governo vai comprar. (…) A LDO trabalha com as prioridades de longo prazo para determinar parâmetros orientando a lei orçamentária, que nós vamos votar no segundo semestre. É uma lei eminentemente técnica”, explicou na tribuna.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.