O deputado federal André Fernandes assumiu oficialmente, nesta segunda-feira (22/09), a presidência estadual do Partido Liberal no Ceará. A cerimônia foi realizada na sede nacional da sigla, em Brasília, e contou com a presença do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, além de lideranças políticas cearenses.
A mudança na direção foi articulada por parlamentares locais e recebeu aval do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Anteriormente, o cargo era ocupado pelo deputado estadual Carmelo Neto, que foi presidente do PL Ceará por cerca de dois anos.
Durante o evento, Valdemar destacou a atuação de André nas eleições municipais de Fortaleza em 2024. Segundo ele, a candidatura despertou repercussão em diferentes regiões do País e fortaleceu a legenda. “Isso teve um crescimento muito grande também. Isso favoreceu o partido. Por isso nós estamos trazendo os melhores agora para cá”, pontuou.

Em se tratando de suas metas na nova posição, André comentou que pretende ampliar as bancadas federal e estadual, conquistar uma sexta cadeira na Câmara dos Deputados e unificar a oposição ao governador Elmano de Freitas (PT). O parlamentar ponderou, no entanto, que a formação de uma chapa única ainda depende de amadurecimento político.
A posse reuniu também o senador Eduardo Girão (Novo), cotado como possível candidato ao Governo do Ceará, e outros parlamentares cearenses que avaliam ingresso na legenda. Entre eles, os deputados estaduais Antônio Henrique (PDT), Lucinildo Frota (PDT) e Pedro Matos (Avante). Também estiveram presentes os vereadores de Fortaleza Jorge Pinheiro (PSDB) e PPCell (PDT).
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), André foi oficializado no comando estadual no dia 12 de setembro. Isso ocorreu depois de algumas tratativas internas terem adiado a mudança, que estava inicialmente prevista para agosto.
A nova composição do diretório conta ainda com o deputado federal Dr. Jaziel na vice-presidência; a vereadora de Fortaleza, Priscila Costa, como secretária-geral; e o deputado estadual Alcides Fernandes, pai de André, na segunda vice-presidência. O vereador Julierme Sena figura como secretário e Fagner Leandro de Lima, assessor do dirigente, responde pela tesouraria. Já Carmelo Neto permanece no colegiado, mas na condição de vogal.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.