PUBLICIDADE

Artesãos do Ceará unem cultura local e criatividade para o Natal

Nessa época do ano, onde se aproxima a celebração do Natal, artesãos cearenses produzem peças natalinas utilizando madeira, tecidos, sementes e galhos de palmeira. Entre os itens estão presépios, guirlandas e globos, confeccionados com técnicas tradicionais da região, que começam a ser feitos meses antes de dezembro.

Em Fortaleza, a artesã Jacinta Nogueira iniciou suas esculturas em julho, utilizando galhos de palmeira e capim para formar anjos e Papais Noéis. “Eu misturo essas duas coisas, o Natal e o regional. Eu não deixo de colocar o dourado, mas eu não faço aquela coisa mais tradicional lação vermelho, verde. Digamos, eu pego galho seco de palmeira, faço árvores de Natal e os Papais Noéis levam essa árvore. Então é o cipó, a madeira, mas um tom dourado solar, que dá o brilho”, explica.

Artesãos do Ceará unem cultura local e criatividade para o Natal
Foto: Mariana Parente

Outra artesã da cidade, Dayana dos Anjos, produz mini amigurumis e representações de orixás em crochê. Para o Natal, ela mantém peças tradicionais, como bolinhas com a Sagrada Família e presépios em miniatura. As encomendas começam em outubro.

“A CeArt ajuda bastante oferecendo espaços de venda e visibilidade, o que facilita o contato direto com clientes que valorizam o artesanato local. Este ano tive a honra de ser convidada para participar da decoração de Natal da loja da CeArt, o que foi muito especial […] cada espaço é uma oportunidade de mostrar minha arte e conectar com mais pessoas”, comenta.

Segundo Germana Mourão, coordenadora de Desenvolvimento do Artesanato da Secretaria da Proteção Social (SPS), o período natalino é estratégico para o setor por contribuir para aumento da renda. Outro ponto de destaque é a valorização de produtos com identidade regional, que gera a ampliação da clientela.

A CeArt atua na orientação de tendências, demandas e oportunidades, além de disponibilizar lojas como vitrines para utilitários, objetos de decoração e presentes, promovendo visibilidade e geração de renda para os artesãos. Atualmente, são sete unidades:

  • Praça Luiza Távora – Fortaleza;
  • Shopping RioMar – Fortaleza;
  • Shopping Aldeota – Fortaleza;
  • Aeroporto Pinto Martins – Fortaleza;
  • Arena Romeirão – Juazeiro do Norte;
  • Complexo do Centro Multifuncional – Juazeiro do Norte;
  • Shopping Iguatemi Alphaville – São Paulo

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir