A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Honda destaca maior segurança de freios na Nova NXR 160

Não dá para esconder. Um olhar para o modelo nota-se que ela “gosta de terra”. Olhando as especificações percebe-se que ela vai além: on/off. Lançada em 2003, a NXR vem bastante rejuvenescida para esta edição.

Mais de dois milhões de Bros saíram da linha de montagem da fábrica de Manaus, AM, neste longo período, das quais 400 mil (até agosto deste ano) são da mais moderna versão de 160 cm3. Apenas a Honda CG consegue superá-la em vendas, o que confirma a grande aceitação da família Honda Bros.

A capacidade de rodar com a mesma desenvoltura, segurança e boa dirigibilidade seja em estradas de terra como nas esburacadas cidades ou em rodovias de pavimentação perfeita faz da NXR 160 Bros uma motocicleta diferenciada no segmento e no mercado, que chega à sua versão 2018 com importantes aperfeiçoamentos, destaque para a introdução do sistema CBS (Combined Brake System) de frenagem combinada. Segundo a Honda, trata-se da primeira vez que este importante sistema de segurança é disponibilizado em uma moto da categoria on/off-road.

Adaptação total

A vocação da Honda NXR 160 Bros para encarar pisos irregulares com total segurança e garantindo pleno conforto a seu condutor é, em grande parte, mérito do excelente conjunto ciclístico. O chassi de berço semiduplo de aço, a suspensão dianteira telescópica e a suspensão traseira monoamortecida são capazes de oferecer um generoso curso de 180 mm à roda dianteira e de 150 mm à traseira conferem à NXR 160 Bros uma posição de referência em seu segmento.

A opção técnica pelo chassi de berço semiduplo em oposição ao mais comum chassi tipo diamond favorece a NXR 160 Bros, dando-lhe a rigidez necessária para exaltar a boa dirigibilidade e resistência que se espera de uma motocicleta efetivamente projetada para uso on/off.

Segurança a mais

A aplicação do sistema CBS de frenagem combinada na NXR 160 Bros representou um desafio técnico não só por causa do longo curso das suspensões como pelo centro de gravidade mais elevado do modelo, fator que é devido ao posicionamento do motor e do escapamento diferente de modelos tipo “street“. Este comportamento dinâmico diverso em frenagem demandou um ajuste específico do sistema CBS para a NXR 160 Bros, levando em consideração não apenas estas características como a adequação para o uso em terrenos com baixo índice de aderência como chão de terra batida.

A NXR 160 Bros ESDD 2018 continua equipada com freios a discos em ambas as rodas. O sistema CBS foi configurado para que, ao acionar o freio traseiro, aproximadamente 30% da capacidade de frenagem dianteira seja acionada simultaneamente, limitando o mergulho da motocicleta no momento da frenagem, favorecendo a redução de espaço de parada e mantendo a estabilidade, proporcionando assim uma maior segurança ao usuário.

Outra novidade técnica da NXR 160 Bros 2018 é o garfo de suspensão traseira, cuja nova especificação oferece mais resistência ao componente e incremento à rigidez, beneficiando a durabilidade e estabilidade.

Sarada, mas econômica

A NXR 160 Bros é equipada com o motor monocilindro FlexOne (etanol/gasolina) arrefecido a ar de 4 tempos, alimentado pelo sistema de injeção PGM-FI (Programmed Fuel Injection). O comando único de válvula no cabeçote (OHC – Over Head Camshaft) atua em balancins roletados. Com capacidade de exatos 162,7 cm3 é capaz de gerar 14,7 cv (etanol) e 14,5 cv (gasolina) a 8.500 rpm. O torque máximo é de 1,60 kgf.m (etanol) e 1,46 kgf.m (gasolina) a 5.500 rpm.

Tal motor recebeu nesta versão que equipa a NXR 160 Bros 2018 um novo sensor de O2, cuja maior sensibilidade e capacidade na leitura dos gases permitiu um funcionamento mais eficiente e com baixos índices de emissão de poluentes, em plena conformidade com o Promot 4 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).

Próximo de atingir a marca de 1 milhão de unidades produzidas, o motor que equipa a Honda NXR 160 Bros é reconhecidamente um campeão da robustez e capaz de oferecer um rendimento inigualável para cada litro de combustível consumido, característica que aliada ao tanque de combustível de 12 litros garante uma autonomia excelente ao modelo.

O câmbio de cinco velocidades da NXR 160 Bros segue a tradição Honda neste quesito, revelando-se robusto, com engates fáceis e relações de marcha adequadas ao melhor aproveitamento das características do motor. O conjunto de transmissão  pinhão, coroa e corrente também foi projetado para suportar o uso extremo previsto para uma motocicleta genuinamente on/off, o que significa confiabilidade e durabilidade.

Design: a estética da praticidade

Não há dúvida que a NXR 160 Bros é uma motocicleta que conquistou sua supremacia no segmento on/offinclusive pelo acerto de seu design, caracterizado por linhas imponentes, que exaltam sua característica principal: ser uma máquina capaz de encarar qualquer tipo de terreno sem, todavia, renunciar à harmonia de formas.

O característico paralama alto em conjunto com o farol poligonal emoldurado por uma carenagem multifacetada dá à NXR 160 Bros uma personalidade consoante à sua robustez, que é confirmada pelas aletas laterais do tanque com dupla função, proteger o reservatório de combustível em caso de eventual impacto e atuar na captação de ar para o motor.

O assento em dois níveis tem a conformação adequada para garantir conforto ao piloto e passageiro como favorecer os deslocamentos do corpo que a pilotagem em terrenos acidentados costumeiramente exige.

Na NXR 160 Bros 2018 estreia o conjunto de instrumentos “blackout” digital, onde o fundo escurecido permite um maior contraste das informações melhorando a visibilidade e facilidade na leitura. É dotado de velocímetro em LED, hodômetro total e parcial, indicador do nível de combustível e luzes-alerta.

Disponível na rede de concessionárias a partir deste mês nas cores Laranja, Vermelho e Azul, a NXR 160 Bros 2018 tem preço público sugerido de R$ 11.990,00 base no estado de São Paulo, não inclusas as despesas com frete e seguro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir