
A Romaria de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Juazeiro do Norte, foi oficialmente aberta no sábado (30) com a tradicional carreata “Acorda, Juazeiro”.
O cortejo teve início às 15h, na Praça do Romeiro, reunindo devotos, membros da comunidade sacerdotal, pastorais e movimentos religiosos. O carro-andor conduziu a imagem primitiva de Nossa Senhora das Dores, a mesma encontrada por Padre Cícero Romão em 1872, na antiga Capelinha de Juazeiro.

Ao longo das 17 ruas percorridas, moradores ornamentaram calçadas com flores, bandeiras e pequenos altares, expressando acolhimento e fé. A carreata foi encerrada na Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, onde o reitor, Padre Cícero José, abençoou os veículos participantes.
A programação segue nas próximas semanas, com novenas, missas, terços, o tradicional Show do Chapéu, a Coroa das Dores, quermesses e outras manifestações da religiosidade popular. O ponto alto acontece em 15 de setembro, dia dedicado à padroeira, com a Missa Solene, a Despedida dos Romeiros, a procissão e o já esperado show pirotécnico de encerramento.