O Governo do Ceará anunciou, nesta terça-feira (11/11), a inclusão de dois novos públicos no programa Carteira Popular, que oferece a gratuidade na emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida passa a contemplar mulheres vítimas de violência doméstica e pessoas com dificuldade de leitura.
O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas, ao lado do superintendente do Detran-CE, Waldemir Catanho. Segundo o chefe do Executivo cearense, a ampliação tem o objetivo de promover inclusão social e ampliar oportunidades de emprego e autonomia.

As inscrições devem ser realizadas por meio do site oficial do Detran-CE, na seção “CNH Popular”. O programa é voltado para pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, com idade mínima de 18 anos.
Atendimento e Formação
Mulheres que possuem medida protetiva expedida a partir de 4 de novembro de 2024 poderão se inscrever para obter a CNH gratuitamente. O benefício busca contribuir para a autonomia econômica e social dessas mulheres, permitindo que possam exercer atividades profissionais que exijam habilitação. Ao todo, serão disponibilizadas 550 vagas destinadas a esse público.
Outra novidade é o atendimento a pessoas com dificuldade de leitura e escrita, grupo que historicamente encontra barreiras para aprovação no exame teórico do Detran. Para atender esse público, o órgão desenvolveu uma metodologia especial com aulas preparatórias e acompanhamento pedagógico.

O modelo já foi testado no município de Horizonte, onde 70% dos participantes conseguiram aprovação após o curso. O programa será expandido para 29 cidades cearenses, onde foram identificadas maiores taxas de analfabetismo e baixa escolaridade. Ao todo, serão ofertadas 4.500 vagas nessa modalidade. O curso tem duração de um mês, com aulas presenciais à noite, de segunda a sexta-feira.
As aulas e atendimentos do programa ocorrerão nos seguintes municípios: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Iguatu, Caucaia, Aracati, Granja, Itapipoca, Ocara, Viçosa do Ceará, Quixeramobim, Canindé, Sobral, Crateús, Tauá, Morada Nova, Salitre, Quixelô, Pacatuba, Jaguaretama, Barroquinha, General Sampaio, Itapiúna, Croatá, Mombaça, Itatira, Graça, Novo Oriente, Aiuaba e Ererê.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


