PUBLICIDADE

Ceará celebra Dia Mundial do Doador de Medula Óssea com programação especial do Hemoce

O Ceará se juntou às comemorações do Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, lembrado no terceiro sábado de setembro, com uma série de atividades promovidas pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). A programação aconteceu neste sábado (20), a partir das 9h, na sede do hemocentro e no posto de coleta da Praça das Flores, em Fortaleza.

A data é celebrada em diversos países pela Associação Mundial de Doadores de Medula Óssea (WMDA) e, no Brasil, com apoio do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Neste ano, o tema foi “Heróis da Esperança”, destacando não apenas os voluntários, mas todos os profissionais e parceiros envolvidos no processo da doação.

Além de ações educativas, universitários de diferentes áreas ofereceram serviços gratuitos à população, como bioimpedância, avaliação odontológica, alongamento e cuidados com o couro cabeludo. “Esse é um momento de reconhecer e agradecer os doadores voluntários de medula óssea. É também uma oportunidade para sensibilizar a sociedade sobre a importância desse gesto solidário, que pode começar com um simples cadastro nas unidades do Hemoce”, afirmou Luany Mesquita, diretora-geral do hemocentro.

História que inspira

Entre os homenageados está Roberto Cavalcante, 21 anos, estudante de medicina que realizou o cadastro no Hemoce em 2023 e, em menos de um ano, foi chamado para doar. “Poder ajudar um paciente diretamente e levar esperança à sua família foi algo transformador para mim”, destacou.

Como se tornar doador

Para se cadastrar como doador de medula óssea, é preciso ter entre 18 e 35 anos, não possuir histórico de doenças oncológicas, apresentar documento de identidade e fornecer contatos atualizados. O processo inclui o preenchimento de uma ficha e a coleta de 5 ml de sangue.

O Hemoce é o responsável pelos cadastros no Ceará e já incluiu cerca de 240 mil voluntários no Redome desde o ano 2000 — o maior número das Regiões Norte e Nordeste.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir