Na sede da embaixada chinesa em Brasília, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), esteve em reunião com o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, nesta quinta-feira (07/08). O encontro teve como foco o aprofundamento das relações comerciais e a abertura de novas oportunidades para produtos cearenses no mercado chinês.
Um dos principais temas discutidos foi a importância do Complexo Industrial e Portuário do Pecém como polo logístico estratégico para o comércio internacional. “No encontro, discutimos sobre a ampliação de rotas de navegação entre a China e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, fortalecendo ainda mais a posição estratégica do estado no comércio global”, disse.

Além da agenda econômica, Elmano destacou a relação histórica e cultural entre o Ceará e a província chinesa de Fujian, bem como o vínculo de Fortaleza com a cidade de Xiamen. A China foi apontada pelo governador como um parceiro fundamental para o desenvolvimento do Ceará, com perspectivas de investimentos que promovam inovação, sustentabilidade e geração de empregos.
Após a reunião com o embaixador, o gestor seguiu para um encontro com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. A pauta dessa segunda reunião foi o impacto das tarifas comerciais aplicadas pelos Estados Unidos, que afetam a economia do Ceará.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.