PUBLICIDADE

Ceará registra queda de 1,4% no volume de serviços em setembro

O volume de serviços no Ceará recuou 1,4% em setembro de 2025, conforme a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quarta-feira (12/11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A variação negativa foi a quarta maior para o mês entre os estados brasileiros, ficando atrás apenas de Mato Grosso do Sul (-7,4%), Piauí (-6,1%) e Roraima (-1,5%). No cenário nacional, o setor registrou crescimento de 0,6% no período.

Apesar da retração mensal, o desempenho do setor no Ceará segue positivo em termos anuais. Em relação a setembro de 2024, o volume de serviços avançou 5%. No acumulado de 2025, o crescimento é de 3,6%, enquanto nos últimos 12 meses o indicador apresenta alta de 3,2%.

Ceará registra queda de 1,4% no volume de serviços em setembro
Fonte: IBGE

Entre as atividades pesquisadas, apenas a categoria Serviços profissionais, administrativos e complementares apresentou resultado negativo na comparação anual, com queda de 1,2%. Os demais segmentos registraram expansão: Outros serviços (17,7%), Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (8,8%), Serviços de informação e comunicação (4,9%) e Serviços prestados às famílias (2%).

Turismo

O índice de atividades turísticas cearenses caiu 3,2% em setembro frente a agosto, resultado inferior à média nacional, que ficou em 0,1%. O Estado apresentou o segundo menor desempenho do país, se posicionando atrás apenas de Goiás (-3,8%).

Na comparação com o mesmo mês de 2024, o setor turístico cearense cresceu 11,4%. Já no acumulado do ano, o volume de serviços ligados ao turismo registra alta de 8,4%, e, no acumulado dos últimos 12 meses, de 9,8%.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir