PUBLICIDADE

Com foco em IA, próxima fase do Geração Tech prepara expansão no setor de tecnologia

O mercado de tecnologia no Ceará recebeu um reforço de 1.792 novos profissionais, que foram oficialmente capacitados para atuação imediata na área. A conquista foi celebrada durante a cerimônia de formatura do projeto Geração Tech, realizada na última quarta-feira (06/08), no auditório Waldyr Diogo, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), em Fortaleza.

Fruto de uma articulação entre o Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), e a Fiec, por intermédio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), a iniciativa oferece cursos gratuitos com foco em demandas reais do mercado. A edição recém-concluída formou alunos das modalidades presencial e online.

“Com o objetivo de promover conexões diretas entre os talentos formados e empresas cearenses, estamos facilitando o recrutamento de profissionais como vocês, prontos para contribuir com a transformação digital e inovação das empresas locais. Por isso, no mês de setembro, realizaremos aqui, na Fiec, o Recruiting Day. Será uma feira de empregabilidade e uma oportunidade de apresentá-los para as empresas locais”, comentou Luís Eduardo Barros, diretor de Fomento da Adece.

Com foco em IA, próxima fase do Geração Tech prepara expansão no setor de tecnologia
Foto: George Lucas

A próxima fase do programa também já está em desenvolvimento. Batizada de Geração Tech 3.0, ela contará com três trilhas de formação: além do curso de Desenvolvimento Full Stack, serão oferecidas capacitações em Inteligência Artificial Generativa e em IA com Soft Skills para Programadores. O objetivo é alinhar os conteúdos à evolução do setor e às novas exigências profissionais.

Desempenho e Adesão

Com mais de quatro mil inscritos nesta segunda edição, o Geração Tech alcançou altos índices de conclusão. Dos 1.792 formandos, 1.616 participaram da modalidade online e 176 da presencial. Entre os projetos apresentados, 184 receberam nota máxima e 1.307 alunos atingiram 100% de frequência.

Desde o início do programa, em 2024, o Geração Tech já formou 2.799 profissionais. O projeto se consolida como um modelo de política pública voltada à empregabilidade, oferecendo acesso gratuito à formação técnica de ponta em um dos setores mais promissores da atualidade.

Para Lourena Teixeira Cordeiro, gerente de Educação e Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, o impacto da iniciativa ultrapassa os limites da qualificação. “Atualmente, profissionais de tecnologia são fundamentais em empresas e indústrias. É gratificante para o IEL contribuir nesse cenário. Estamos entregando ao estado mais de 1.700 pessoas com formação de alta qualidade e responsabilidade, preparados para atuar em um setor promissor e em constante crescimento”, pontuou.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir