PUBLICIDADE

Competição reúne operadores da Ciopaer e testa habilidades em salvamento e tiro

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), realiza, entre 11 e 13 de agosto, o I Desafio Aerotático Interbases. A competição reúne 18 operadores das bases de Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Quixadá e Crateús, que disputam vagas para representar o Estado no Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública 2025 (Enavseg). As provas ocorrem em Fortaleza e Aquiraz e abrangem três modalidades: Salvamento em Altura, Salvamento Aquático e Tiro Embarcado.

Competição reúne operadores da Ciopaer e testa habilidades em salvamento e tiro
Foto: Divulgação/SSPDS

O calendário de provas envolve locais estratégicos: o estacionamento da Escola Camilo Léllis, na Capital, e o Riviera Beach Club e o Clube Shooters, em Aquiraz. Logo na manhã do primeiro dia, três duplas das bases de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte participaram da prova de Salvamento em Altura. Nessa etapa, o desafio consistiu em resgatar uma vítima com fratura fechada utilizando recursos diretos de uma aeronave.

Segundo sargento Leite, responsável por coordenar essa modalidade, as três provas escolhidas representam as principais atividades da Ciopaer, embora não sejam as únicas. “Temos outras [modalidades], mas já a partir dessas três conseguimos estabelecer uma competição interna, buscando a união com as equipes de todas as bases da Ciopaer. O objetivo final dessa competição é integrar as bases da Capital e do Interior e eleger os nossos melhores para nos representar no Enavseg”, explicou.

Competição reúne operadores da Ciopaer e testa habilidades em salvamento e tiro
Foto: Divulgação/SSPDS

A dinâmica do Salvamento em Altura foi dividida em quatro fases: corrida até uma torre de quatro andares, subida por escadas tipo marinheiro, equipagem com mochilas e materiais de atendimento pré-hospitalar, descida de rapel até a vítima e, por fim, estabilização e resgate de um boneco com cerca de 80 kg.

A equipe formada pelo bombeiro militar cabo Cavalcante e pelo policial militar cabo Mota, ambos da base de Sobral, conquistou a primeira colocação nessa etapa. Os dois ressaltaram a relevância da Ciopaer para além das ações de patrulhamento.

“A gente acredita que a população nos vê com muito apreço pelo trabalho que realizamos. Não só na Segurança Pública, como também no patrulhamento e na prevenção de ocorrências nos jogos (esportivos), em situações de acidentes, nas remoções de vítimas, nos transportes de pacientes e de órgãos para os hospitais”, comentou Mota.

Competição reúne operadores da Ciopaer e testa habilidades em salvamento e tiro
Foto: Divulgação/SSPDS

Cavalcante, por sua vez, destacou a busca por desaparecidos. “Já vinha vários dias que as equipes da polícia vinham realizando essa busca [em Monsenhor Tabosa], com os cães farejadores atuando, e quando a Ciopaer chegou parece que renovou aquela esperança. Foi uma renovação para aquela família, uma esperança a mais de poder encontrar o seu familiar. Então, vejo que as asas rotativas da Ciopaer representam isso para a população cearense: esperança”, pontuou.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir