O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) alerta para a segurança de brinquedos com a proximidade do Dia das Crianças, celebrado no próximo domingo (12/10). Os produtos certificados pelo órgão exibem o Selo do Inmetro, que comprova que passaram por testes e atendem aos padrões de qualidade e segurança.
“A presença desse selo indica que o produto passou por um processo de avaliação e demonstrou ser seguro. Essa comprovação é feita por meio de ensaios e medidas que garantem que, ao ostentar o selo, o brinquedo cumpre com a regulamentação vigente”, explicou João Nery, diretor de Avaliação da Conformidade do Inmetro.

Os brinquedos passam por ensaios de impacto, resistência à mordida, toxicidade, inflamabilidade e ruído. O selo deve ser visível na embalagem ou no produto e incluir o logotipo do Organismo Certificador de Produtos (OCP) responsável pela certificação.
Cuidados e Riscos
Na hora de comprar os presentes, dê preferência às lojas regulares. No caso de compras online, confirme a presença do selo nas fotos do produto e solicite o número de registro, se necessário. Prefira plataformas confiáveis e verifique recalls. Também é válido verificar a faixa etária indicada, confirmar a presença do Selo do Inmetro com informações em português e exigir a nota fiscal.
A embalagem deve conter data de fabricação, descrição do conteúdo, instruções de uso e montagem, riscos, CNPJ e endereço do fornecedor. Em se tratando do número de registro do selo, este pode ser conferido no site do Inmetro.
Os brinquedos adquiridos em locais não regulamentados podem conter peças pequenas, bordas cortantes ou materiais tóxicos. Nesse sentido, para evitar acidentes, a orientação é retirar totalmente a embalagem antes de entregar o presente e manter plásticos, grampos e fitas fora do alcance das crianças.
Monitoramento e Denúncia
O Inmetro registra acidentes de consumo pelo Sistema de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac). Os produtos sem selo podem ser denunciados à Ouvidoria pelo telefone 0800 285 1818, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.