Durante o período de férias escolares, o banho de mar, açude ou rio, se tornam as principais opções de lazer para família, turistas e moradores do Ceará. Contudo, como em toda atividade recreativa, é essencial reforçar os cuidados, sobretudo com crianças. Diante desse cenário, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) destaca, neste 25 de julho, Dia Mundial de Prevenção de Afogamentos, a importância da adoção de medidas simples e preventivas que podem ser decisivas para evitar acidentes e salvar vidas.

Somente no primeiro semestre de 2025, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) realizou 347 salvamentos de banhistas em todo o estado. O número representa uma redução de 12,37% em comparação com o mesmo período de 2024, quando foram registradas 396 ocorrências. Apesar da queda geral, a corporação reforça que a vigilância e os cuidados preventivos não devem ser negligenciados.
O subcomandante da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ª CSMAR/BSMAR), 1º tenente Daniel Theophilo, reforça medidas básicas de segurança. “Procure sempre entrar na água próximo a um posto de guarda-vidas. Se você não sabe nadar ou tem pouca experiência, permaneça em áreas rasas ou, se possível, evite o mergulho. E nunca consuma bebida alcoólica antes de nadar, pois o álcool compromete os reflexos e a percepção de risco.”
O oficial também alerta os pais quanto ao cuidado com crianças. “Vista seus filhos com roupas de banho de cores vibrantes, como neon, vermelho, laranja ou amarelo, para facilitar a visualização. Além disso, solicite uma pulseira de identificação nos postos de guarda-vidas, isso ajuda em casos de desencontro.”