A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Abertura da Rio-2016 é hoje

OLY-2016-RIO-REHEASAL-FIREWORKSBilhões de pessoas vão voltar os olhos para o Brasil às 20 horas de hoje. O horário marca o início da primeira Olimpíada realizada em solo sul-americano. E, até o próximo dia 21, representantes de 205 países vão competir, lutar e sangrar nas arenas montadas no Rio de Janeiro. A cerimônia, transmitida mundialmente, entra para a memória coletiva global.

Para além de um show musical ou de uma apresentação entusiasta, a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos é uma vitrine para o Brasil. A superprodução é dirigida pelo cineasta Fernando Meirelles, pelo produtor Andrucha Waddington, pela dramaturga Daniela Thomas e pela cenógrafa Rosa Magalhães. É a nata da criação brasileira reunida para montar um número que tem a missão de apresentar e resumir a identidade do País.

Apesar de muitos detalhes já terem sido divulgados — como as participações de Gisele Bündchen, Caetano Veloso e Gilberto Gil — os pormenores mais importantes estão em sigilo. Ainda não se sabe, por exemplo, quem vai acender a pira olímpica e como será o revezamento da tocha dentro do Estádio Maracanã.

O Rio terá um trabalho duro para encantar o público após a edição surpreendente que inaugurou os Jogos de Londres, em 2012. À época, os ingleses conseguiram reunir no mesmo espetáculo performances de, entre outros nomes, Paul McCartney e Mr Bean (Rowan Atkinson). O toque final foi dado pela entrada da Rainha Elizabeth conduzida pelo espião James Bond (Daniel Craig).

A dificuldade dos brasileiros é também orçamentária.

Fernando Meirelles disse que o investimento da cerimônia é apenas uma fração do que foi gasto em Londres. “Tínhamos um orçamento muito abaixo da expectativa em relação a um espetáculo dessa natureza, mas acho que estamos acostumados com esse tipo de questão. O espírito da gambiarra é importante aqui no Brasil”, acrescentou Daniela.

Vazamentos de um ensaio revelaram um retrospecto encenado com passagens da história, incluindo a recriação do Oceano Atlântico cruzado pelos portugueses, representações da escravidão, uma recriação do voo de Santos Dumont no 14 Bis e a fundação das capitais.

A expectativa é que o País consiga, ao menos, mudar a imagem deixada com as cerimônias de abertura e encerramento da Copa do Mundo de Futebol, em 2014. O fiasco na abertura, à época, incluiu falta de pompa e total apatia dos cantores Cláudia Leite, Jeniffer Lopez e Pitbull, que cantaram a música We Are One. (com as agências)

Cerimônia de Abertura dos jogos olímpicos

Quando: Hoje, 5, às 20 horas (horário de Brasília)

Transmissão: Rede Globo, Band, Record, SporTV, ESPN , Bandsports e FoxSports

O.P.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir