A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) realizou, na manhã desta terça-feira (26), uma operação para demolir estruturas irregulares instaladas no calçadão e na orla do bairro Pirambu, no litoral Oeste da Capital. A ação ocorreu em parceria com a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e atendeu a uma solicitação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).

De acordo com a Prefeitura, as construções tinham finalidade comercial, não possuíam autorização da gestão municipal nem da SPU e funcionavam em alguns casos apenas nos fins de semana. Durante a operação, parte dos barracos já estava desativada.
Segundo a Agefis, a medida foi precedida de reuniões com os responsáveis e ocorreu de forma pacífica, sem registro de resistência.

Além da Agefis e da SPU, participaram da operação a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), a Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), o Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) e a Polícia Federal.