O prefeito Evandro Leitão anunciou nesta terça-feira (23) um pacote de ações voltadas para melhorar a inclusão de alunos com deficiência na rede municipal de ensino. O anúncio foi feito durante o 4º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão, no Hotel Oásis, bairro Meireles.

Entre as medidas estão a compra de abafadores de ruído, a instalação de 420 corredores sensoriais nas escolas e a entrega de 28 mil kits escolares com materiais específicos para estudantes com deficiência e autismo. Também estão previstas a capacitação de 2.220 assistentes de inclusão e de 750 profissionais de apoio, com investimento total de R$ 6 milhões.
Durante o anúncio, Evandro reforçou a importância de a gestão ser acolhedora e atenciosa com crianças especiais e professores. “Serão quase três mil profissionais sendo capacitados. Isso é inédito. Tudo isso numa perspectiva para nós criarmos uma nova geração mais acolhedora, mais respeitosa, onde a gente possa conviver bem com outras pessoas e ter respeito à diversidade. Respeito pelas escolhas e é isso que desejamos e queremos”, disse.
O secretário da Educação, Idilvan Alencar, destacou que Fortaleza está entre as poucas capitais do país com Atendimento Educacional Especializado (AEE) em todas as escolas.”É muito importante ter essas salas e essas crianças terem esse apoio. Este desafio que o Evandro Leitão me deu é o maior da minha vida. Quando vejo uma criança com deficiência, meu desafio é cuidar dela. E nós procuramos apoiar sempre essa pauta”, afirmou.
O seminário, que reúbe cerca de 2 mil profissionais, tem como tema “O papel da escola na promoção da equidade educacional” e segue nesta quarta-feira (24). As inscrições podem ser feitas nos Distritos de Educação, por meio da Célula de Diversidade e Inclusão.