PUBLICIDADE

Evandro Leitão lança programa Saúde que Cuida Fortaleza

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, lançou nesta segunda-feira (28), no auditório do Paço Municipal, o programa Saúde que Cuida. A iniciativa, que integra o plano Fortaleza Inclusiva, reúne uma série de ações voltadas para a reestruturação da rede municipal de saúde, contemplando reformas físicas, contratação de profissionais, aquisição de equipamentos e ampliação da cobertura de serviços, com o objetivo de qualificar os atendimentos públicos.

Foto: Reprodução

Durante o evento, foi anunciado que 65% dos postos de saúde do município passarão por reformas. A primeira etapa prevê a requalificação de 25 unidades, dentro de um total de 87 que serão reformadas. Além das melhorias na estrutura, também será realizada a seleção de novos gestores para todos os postos.

A saúde mental também será contemplada com a reforma de todos os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade. Seis unidades e duas casas de acolhimento já estão incluídas na primeira fase. Um dos CAPS passará a funcionar 24 horas por dia, e será construído um novo CAPS voltado para o público infantil. Ao todo, 260 profissionais serão nomeados para reforçar esse atendimento.

Duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), localizadas nos bairros Vila Velha e Itaperi, também receberão intervenções estruturais. As obras, que têm investimento previsto de R$ 1,9 milhão, devem ser concluídas até setembro de 2025. Durante esse período, os atendimentos nas duas unidades serão mantidos.

Foto: Reprodução

Já no Hospital e Maternidade Zilda Arns, conhecido como Hospital da Mulher, haverá a ampliação do Centro de Parto Normal (CPN), além da criação de novos espaços como salas de acolhimento, consultórios, salas de exames e observação. Até o fim do ano, estão previstas 18 enfermarias com 49 leitos.

Na área pessoal, a Prefeitura anunciou o chamamento de 411 profissionais da antiga Fundação de Apoio à Gestão Integrada em Saúde de Fortaleza (FAGIFOR), além da convocação de 82 concursado para o Instituto Doutor José Frota (IJF).

Outro ponto de destaque é a chegada de aparelhos eletrocardiograma para todos os postos de saúde. Os exames, que terão laudos online, devem contribuir para zerar uma das maiores filas de espera da rede municipal. A ampliação da rede também inclui a criação de três novos Núcleos de Desenvolvimento Infantil (NDI), que somarão 25 ao todo, além da construção de um novo posto de saúde no bairro Mondubim.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir