O Farol do Mucuripe voltou a receber visitantes neste domingo (05/10), após um ano de reformas. Com as intervenções concluídas, o local passou a oferecer novas áreas de convivência em Fortaleza. Uma brinquedopraça e uma academia ao ar livre foram implantadas no entorno com o objetivo de promover o lazer e a valorização cultural.
A requalificação do Farol contou com investimento de R$ 2,6 milhões do Governo do Estado. O projeto contemplou a recuperação da escada helicoidal em ferro fundido, a recomposição do lampadário e a ampliação da varanda. A área externa também foi revitalizada com paisagismo e iluminação cênica. Durante a entrega, o governador Elmano de Freitas (PT) destacou a importância da obra para o Estado.
“Não é à toa que este equipamento está na nossa bandeira, ele faz parte da nossa história. E diferente do que querem algumas elites, nós fizemos a requalificação e deixamos o povo que é dono dessa terra, nela continuar morando”, comentou.

Farol do Mucuripe
Conhecido também como “Farol Velho”, o equipamento é um dos mais antigos de Fortaleza. A construção foi autorizada por D. Pedro II em 1826 e finalizada duas décadas depois, em 1846. O projeto é de autoria do engenheiro militar Conrado Jacob de Niemeyer e, na época, servia de referência para as embarcações que transportavam algodão.
No entanto, a partir da década de 1950, o crescimento urbano e a construção de prédios altos na orla comprometeram sua visibilidade. Desativado entre 1957 e 1958, o farol foi substituído por um farol mais moderno e elevado. O imóvel foi repassado à Prefeitura de Fortaleza em 1971, passando a abrigar o Museu do Jangadeiro, que funcionou até 2007.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.