O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou neste domingo (05/10) uma operação sigilosa contra o comércio ilegal de animais silvestres na Feira da Parangaba, em Fortaleza. Ao todo, 271 animais foram retirados de situações de maus-tratos, enquanto mais de 30 pessoas foram levadas à delegacia para prestar esclarecimentos.
Denominada “Operação Forum Avium I”, a ação contou com 58 agentes do Ibama e seguiu um planejamento iniciado em março deste ano. Investigações anteriores permitiram identificar pelo menos 15 suspeitos e dez detidos foram autuados em flagrante por tráfico e maus-tratos de animais.

Os animais eram mantidos em condições precárias, com gaiolas expostas livremente em locais barulhentos e sem higiene adequada. Após a operação, os suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), onde foram registrados boletins de ocorrência por venda ilegal de animais e maus-tratos.
Durante a ação, foram aplicadas 34 multas que somaram R$ 465.220,00. O trabalho contou com a participação de agentes de diferentes estados, incluindo Amazonas, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Rio de Janeiro, Brasília, Bahia, Amapá, Goiás, Tocantins e Ceará.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.