PUBLICIDADE

Gripe aviária não afeta consumo de aves e derivados no Ceará, garante Adagri

Apesar da confirmação de um caso de gripe aviária no Ceará, o consumo de carne de frango, ovos e seus derivados permanece autorizado e seguro para a população. Conforme esclarecimentos da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), a adequada cocção durante o preparo desses alimentos elimina quaisquer riscos relacionados à transmissão do vírus.

Segundo Amorim Sobreira, diretor de Sanidade Animal da Adagri, a enfermidade representa ameaça principalmente aos indivíduos com contato direto com as aves. Por exemplo, criadores e tratadores.

Gripe aviária não afeta consumo de aves e derivados no Ceará, garante Adagri
Foto: Getty Images

No último episódio identificado em Quixeramobim, medidas rigorosas foram adotadas para o controle do surto. A propriedade afetada foi interditada e as aves infectadas foram submetidas à eutanásia, conforme diretrizes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Adicionalmente, técnicos da Adagri têm realizado inspeções em estabelecimentos rurais localizados num raio de 10 quilômetros em torno do foco inicial. Até o presente momento, mais de cem propriedades foram vistoriadas, sem a detecção de novos casos ou suspeitas.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir