PUBLICIDADE

Inquérito confirma ausência de Febre Aftosa no Ceará

O inquérito soroepidemiológico em propriedades rurais com rebanhos de bovinos foi finalizado pela Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri). O gerente de Emergência e Informação Sanitária da Adagri, David Caldas, informou que o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou que todos os bovinos testados estavam livres do vírus da Febre Aftosa.

“Após análises laboratoriais do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) e acompanhamento dos animais nas propriedades, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) comunicou que todos os animais testados não possuem presença do vírus da febre aftosa, demonstrando a ausência da doença nas populações amostradas, comprovando a ausência da doença no estado”, disse.

Inquérito confirma ausência de Febre Aftosa no Ceará
Foto: Ascom Adagri

A vigilância foi conduzida pelos auditores e agentes fiscais da Adagri de maio a julho e faz parte do Plano de Vigilância do Programa Nacional para Febre Aftosa. As diretrizes seguiram o Código Sanitário para Animais Terrestres da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

No total, foram testados 1.126 animais em 97 propriedades selecionadas pelo Mapa em diferentes municípios do estado. Os animais passaram por uma avaliação clínica, foram identificados individualmente e foram coletadas amostras de sangue.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir