Suspeitas de fraude em uma partida da Série C do Campeonato Cearense motivaram a deflagração da Operação Campo Minado, realizada nesta quarta-feira (30/07) pelo Núcleo de Investigação Criminal (Nuinc), com apoio da Polícia Civil. O alvo da ação foi um jogador profissional, apontado como responsável por interferir no resultado do jogo.
Durante a ação, um mandado de busca e apreensão foi cumprido e um celular foi apreendido. A operação foi autorizada pelo 7º Núcleo Regional de Custódia e das Garantias.
Investigação
A investigação teve início após a Federação Cearense de Futebol (FCF) encaminhar ao Nuinc relatórios técnicos elaborados por uma empresa especializada em integridade esportiva. Os documentos identificaram padrões de apostas altamente suspeitos, direcionados especificamente para a derrota da equipe do atleta investigado ainda no primeiro tempo da partida.

Conforme apontam os relatórios, o jogador teria facilitado uma jogada que resultou na entrega intencional da posse de bola ao time adversário, em momento crucial do jogo, quando o placar ainda estava 0 a 0. O lance foi descrito no Relatório de Jogo (RDJ) pelo árbitro e gerou indignação entre os companheiros de equipe, que chegaram a considerar abandonar o campo em protesto.
Essa não é a primeira ação com foco em manipulação de resultados conduzida pelo Nuinc. Em maio deste ano, outra operação foi deflagrada com o mesmo objetivo e as investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.