
Juazeiro do Norte figura como o terceiro município cearense com o maior número de empresas em atividade, conforme dados atualizados até julho de 2025 pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec). De acordo com o levantamento, a cidade conta com 31.372 empresas formalizadas, ficando atrás apenas de Fortaleza, que lidera o ranking com 438.224 registros, e Caucaia, com 34.351 negócios ativos.
O estudo revela que o Ceará possui atualmente 885.365 empresas registradas, levando em conta o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) principal informado no momento da formalização. Além de Juazeiro do Norte, completam a lista dos cinco municípios com maior concentração de empresas Maracanaú, com 27.837, e Sobral, com 20.898 empreendimentos.
Os dados mostram ainda o perfil das atividades mais frequentes entre os empresários cearenses. O comércio varejista de roupas e acessórios lidera a lista, com 52.451 empresas. Em segundo lugar está o comércio de mercadorias em geral, com predominância de alimentos — como minimercados, mercearias e armazéns — que somam 45.547 registros.
Outros ramos bastante comuns no estado incluem salões de beleza, com 33.118 negócios ativos, além da área de promoção de vendas, que contabiliza 24.668 empresas, e o setor de restaurantes, com 22.848 registros.
O levantamento da Jucec reforça a relevância de Juazeiro do Norte como polo comercial e de serviços no interior do estado, refletindo o dinamismo econômico da cidade e sua influência sobre os demais municípios da região do Cariri.