A expectativa de aumento nas vendas do setor de alimentação fora do lar no Ceará é alta para o Dia dos Pais deste ano, segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Estado (Abrasel-CE). De acordo com os dados, 84% dos empresários projetam uma alta no faturamento em relação ao ano passado, enquanto 13% preveem estabilidade e 3% esperam queda.
O levantamento aponta que cerca de 19% esperam alta de até 5%, 28% estimam crescimento entre 6% e 10%, 22% apontam para um avanço entre 11% e 20%, 12% preveem incremento entre 21% e 30%, e outros 3% projetam aumento acima de 30%. No entanto, embora o cenário para agosto seja considerado positivo, o setor ainda enfrenta dificuldades operacionais e financeiras.

“O Dia dos Pais é sempre uma data animadora para o nosso setor, e este ano 84% dos empresários esperam aumento no faturamento. Esse alívio chega em boa hora, já que quase metade dos bares e restaurantes do Ceará ainda operam no prejuízo, e quase 90% não estão conseguindo repassar toda a inflação para os cardápios”, comentou Taiene Righetto, presidente da Abrasel-CE.
Em junho, apenas 57% operaram com lucro, enquanto 34% registraram estabilidade nas contas e 9% encerraram o mês com prejuízo. A dificuldade em recompor margens está diretamente ligada à política de preços adotada pelo setor. Nos últimos 12 meses, 28% das empresas não reajustaram valores, 61% promoveram aumentos iguais ou inferiores à inflação e 11% aplicaram reajustes acima.
De acordo com a Abrasel-CE, o comportamento conservador dos empresários na formação de preços busca evitar a perda de clientes em um contexto de renda comprometida. Porém, impacta a rentabilidade dos negócios diante do aumento dos custos.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.