Resiliência = Superação

“O problema não é o problema, mas sim,   sua  atitude  com  relação  a  ele”.

Resiliência é a capacidade de superar as adversidades da vida, tais como perdas, estresse ou crises, com comportamento e pensamento positivo. A pessoa resiliente apresenta uma habilidade para adaptar-se à nova situação. Todos nascem resilientes, mas dependendo das crenças e dos valores que forem ensinados e internalizados, essa capacidade de lidar com pressões ou situações difíceis é perdida e como resultado temos uma pessoa com desequilíbrio emocional. Podendo até surgir algumas doenças, tais como: gastrite, problema dermatológico, problema coronário, entre outros.

A resiliência fortalece o desempenho pessoal e mantém habilidades necessárias para que o indivíduo continue seu aprendizado e crescimento interno e externo.

Ingredientes para o treino diário:

  • Esteja aberto para aprender;
  • Respeite seus limites;
  • Seja criativo;
  • Enfrente e resolva seus problemas;
  • Reconheça suas qualidades, use-as durante o dia;
  • Busque ser independente começando o treino com pequenas atitudes;
  • Busque manter contato com sua rede de amigos;
  • Recupere sua liberdade de sonhar;
  • Mantenha seu senso de humor.

Situações adversas aparecerão na vida de todos nós, o que precisamos é aproveitar esses momentos de vida para treinarmos nossas habilidades, pois todos têm recursos, basta utilizá-los.

A resiliência na profissão

Faça uma reflexão sobre como que tem sido a sua vida profissional. Como você tem se comportado diante das mudanças e da necessidade de se reinventar no seu trabalho?  O mercado busca hoje, profissionais que são capazes de criar mecanismos para bater metas e superar desafios. As empresas de hoje não valorizam mais os funcionários que se dedicam a fazer somente o que lhes é ordenado. Elas querem profissionais que inovem, que dê novas sugestões, que apontem soluções. Que sejam capazes de pensar rápido e de agir corretamente, a fim de atingir os objetivos propostos pela empresa.

Resiliência para mudar

Não há como ter resultados diferentes, fazendo as mesmas coisas, é preciso mudar!, fazer coisas diferentes, de maneira diferente para obter resultados diferentes.

É preciso, coragem e disposição para fazer as mudanças necessárias, se comprometer a transformar e reescrever a sua história profissional, pessoal, relacionamentos e saúde. Não espere que os outros mudem, faça a mudança, a melhoria deve começar de você.

Acredite nesse potencial que existe dentro de você e lute pelos seus objetivos. Só você tem o poder de escolher, ficar se lamentando, ou criar coragem para sair em busca de realizar seus objetivos? porque é assim que você vai alcançar sua plenitude espiritual, humana e profissional.

Últimos posts por Lincoln Nogueira (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.