A Federação Cearense de Futebol (FCF) recebeu recomendação do Ministério Público do Ceará (MPCE) para reforçar a fiscalização dos jogos que encerram a Série C do Campeonato Cearense, neste sábado (02/08). A orientação foi feita por meio do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor), que solicita a atuação do Observatório da FCF nas partidas, com o objetivo de prevenir manipulação de resultados e garantir a integridade das disputas.
O ofício enviado pelo MP é fundamentado no princípio da precaução, diante do risco potencial de infrações à legislação esportiva. A medida considera ainda o caráter decisivo da rodada final e o surgimento de denúncias recentes relacionadas a supostas irregularidades na competição.
As partidas envolvem as equipes Vila Real e Crateús, em Sobral, e Limoeiro e Guarany, em Limoeiro do Norte. Os confrontos definirão os dois clubes que conquistarão o acesso à Série B do Campeonato Cearense.

Entre as recomendações do MPCE estão a presença do Observatório da FCF nos dois jogos e o monitoramento de dados, condutas e comportamentos suspeitos antes, durante e após as partidas. O órgão também solicita relatórios circunstanciados sobre os confrontos. Caso os documentos tragam indícios de manipulação, os materiais deverão ser encaminhados ao Núcleo de Investigação Criminal (Nuinc) para apuração.
Criado para coibir práticas ilícitas no futebol, o Observatório atua com foco na identificação de padrões suspeitos em apostas esportivas e na promoção de boas práticas junto a clubes e atletas. “O Ministério Público está atento a esses confrontos, atuando para garantir a lisura da competição e mostrando à sociedade que aqueles que eventualmente se envolverem com manipulação de resultados serão punidos”, declarou o promotor de Justiça Edvando França, coordenador do Nudetor.
Operação “Campo Minado”
Na quarta-feira (30/07), o MPCE deflagrou a operação “Campo Minado”, conduzida pelo Núcleo de Investigação Criminal. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido contra um jogador suspeito de envolvimento em manipulação de partida da Série C ocorrida em 2023. A medida, autorizada pelo 7º Núcleo Regional de Custódia e das Garantias, resultou na apreensão de um celular que será periciado como parte da investigação.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.