O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realizará no dia 20 de agosto, das 9h às 11h30, a 1ª Oficina Boas Práticas Municipais em Foco, com o tema “Discussão dos fluxos de tentativa de suicídio: como meu município tem se organizado para realizar a assistência no território”. O encontro será virtual, por meio da plataforma Microsoft, sem necessidade de inscrição prévia. Voltada a articuladores municipais que participam do Programa Vidas Preservadas, profissionais da área da saúde e demais interessados, a oficina busca estimular a troca de experiências, valorizar iniciativas bem-sucedidas e refletir sobre obstáculos e alternativas para o fortalecimento das ações locais voltadas à saúde mental e à prevenção do suicídio.

Voltada a articuladores municipais que participam do Programa Vidas Preservadas, profissionais da área da saúde e demais interessados, a oficina busca estimular a troca de experiências, valorizar iniciativas bem-sucedidas e refletir sobre obstáculos e alternativas para o fortalecimento das ações locais voltadas à saúde mental e à prevenção do suicídio.
A atividade terá um enfoque prático sobre a forma como os municípios vêm estruturando suas redes de apoio para atender casos de tentativas de suicídio. A primeira apresentação será conduzida pela psicóloga Francisca Rozelir Lima da Silva, do Caps Geral de Jaguaretama. Na sequência, o município de Sobral será representado pelo psicólogo Francisco Annielton Borges Sousa, integrante e articulador do Núcleo de Atenção e Prevenção ao Suicídio.
A mediação ficará a cargo da promotora de Justiça Karine Leopércio, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde) e do Programa Vidas Preservadas. Também participará do evento a representante da Coordenadoria de Políticas de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (Copom) da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), Dora Lima.
A oficina é uma realização do Caosaúde, do Programa Vidas Preservadas, da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP).