A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

A implicação do exercício físico no rendimento acadêmico em crianças de 10 a 12 anos

ESTUDO REALIZADO PELOS ESPECIALISTAS EM EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR:

ÁQUILA SALES

CICERO GILBERTO SALGUEIRO DA SILVA

FRANCISCO THIAGO ARAUJO GONDIM

 

 

A prática do exercício físico na infância é algo indispensável para o desenvolvimento psicossocial e motor da criança. Além disso, o fato de está intimamente atrelado ao desenvolvimento de suas capacidades cognitivas vivenciadas no período escolar pode contribuir para a formação de um ser humano integro de mente e corpo.

Nesse estudo realizamos uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, com foco em identificar possíveis melhoras no rendimento escolar quando o indivíduo é praticante de algum exercício físico regular na infância.

Foram visitadas algumas escolas particulares, academias e projetos sociais do município de fortaleza e do município de Caucaia, durante o período do mês de dezembro a março de 2017. Tendo como (população) 60 pais de alunos matriculados regularmente com idade entre 10 (dez) e 12 (doze) anos de idade. Foi utilizado um questionário composto por oito indagações referentes ao histórico de exercícios físicos do aluno, informando o local onde era praticada cada atividade, qual horário de sua realização e por indagações sobre o histórico comportamental e acadêmico do aluno.

De acordo com os resultados da pesquisa. Os indivíduos apresentaram melhoras nas seguintes áreas: 28% dos alunos apresentaram melhora na linguagem, 26% apresentaram melhoras na percepção, 15% melhoraram a memória, 29% apresentaram melhoras no raciocínio e apenas 2% não apresentaram mudanças cognitivas.

Por fim podemos afirmar que existe sim uma melhora significativa no que se diz respeito à melhora cognitiva da criança, com ênfase principalmente nas áreas de raciocínio, linguagem e percepção, que são de suma importância para o desenvolvimento psicomotor e emocional do indivíduo. Proporcionando um aumento no rendimento escolar e posteriormente na vida adulta do mesmo.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir