A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Açudes do Ceará têm aportes significativos durante a Semana Santa

As chuvas do feriado da Semana Santa foram as maiores registradas durante o mês de março, com precipitações em 120 municípios só no último dia 30. De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), elas contribuíram para o começo da recuperação de alguns açudes cearenses.
Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), houve aporte em 49 açudes com a chuva do último dia 30. A recarga foi de 20,1 milhões de metros cúbicos. No domingo, 1º, o Castanhão teve recarga de 1,6 milhão de metros cúbicos.
Além do maior açude do Estado, houve aporte em 44 reservatórios, contabilizando acumulado de 17 milhões de metros cúbicos de recarga total. Ainda conforme a Cogerh, do último sábado até esta segunda-feira, 2, o açude do Banabuiú, no Sertão Central, aumentou o nível da água em 8cm. Os dados referentes ao dia 31 não foram divulgados até a noite desta segunda-feira, 2.
O reservatório Patu, em Senador Pompeu, distente  275,1 km de Fortaleza, registrou aumento de 1 metro e 27 centímetros. Nesta segunda, a capacidade da bacia do Banabuiú é de 2,2%, um valor ainda reduzido, mas ainda maior que o 0,5% de semanas atrás.
Até o momento, o monitoramento feito pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) registra nove açudes sangrando, dentre eles a barragem do Batalhão, em Crateús, que voltou a verter.
WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir