A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Aquiraz sedia XII Encontro Mestres do Mundo

Entre os dias 21 e 24 de novembro (quarta a sábado) o município de Aquiraz recebe o XII Encontro Mestres do Mundo, que vai reunir os Tesouros Vivos da Cultura do Ceará, representados pelos 69 Mestres e Mestras da Cultura vivos, 11 grupos e duas coletividades, reconhecidos como detentores dos saberes da cultura popular tradicional e do patrimônio imaterial do Estado do Ceará.

A ação é uma iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e oferece uma vasta programação cultural gratuita e aberta ao público durante os quatro dias de evento, com atrações regionais, nacionais e internacionais.

Programação

As atividades iniciarão logo na manhã da quarta-feira (21) com o cortejo dos Mestres pelo centro de Aquiraz, cidade que foi a primeira capital do Estado e que sedia pela primeira vez o evento.  Na parte da tarde, o teatro da ONG Tapera das Artes irá receber uma vivência com o multiartista pernambucano Antônio Nóbrega, os Mestres dos Sons e os alunos aprendizes da ONG.

A abertura oficial ocorrerá às 19h do dia 21, na Arena dos Mestres, com homenagens às personalidades do XII Encontro Mestres do Mundo, seguida por apresentações artísticas dos grupos Coco do Iguape, do Mestre Cabral (Iguape-CE); Reisado São Miguel, de Mestre Tarcísio (Juazeiro do Norte-CE); Banda Cabaçal São José (Missão Velha-CE) e da Compañía de DanzasQuillary (Peru).

Durante todos os dias de evento, das 18h às 22h, o espaço Arena dos Mestres, localizado na Praça da Igreja Matriz de Aquiraz, traz ao público a Feira de Artesanatos com produtos dos Mestres, artesãos de Aquiraz e rendeiras, e a Feira de Gastronomia Tradicional com moradores da comunidade apresentando preparos da culinária local.

Também diariamente, a partir das 15h30, o Museu Sacro São José de Ribamar irá abrir as portas ao público e receberá a ação Casa do Capitão-Mor Casa do Patrimônio com as atividades Valores do Meu Lugar, voltadas à Educação em Patrimônio, lideradas pela professora Lourdes Macena, curadora do XII Encontro Mestres do Mundo. Ainda nas tardes pelo Museu, teremos a exposição Mestres da Cultura composta por xilogravuras de Otávio Meneses, e o Espaço Encantados em tributo aos 26 Mestres da Cultura já falecidos.

O XII Encontro Mestres do Mundo é uma realização da Secretaria da Cultura do do Estado do Ceará, com produção do Instituto Assum Preto e apoio cultural do Fórum de Cultura Popular Tradicional, Comissão Cearense de Folclore, Tapera das Artes, Museu Sacro São José de Ribamar e Prefeitura Municipal de Aquiraz, com reconhecimento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) através do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade.

A programação completa pode ser vista aqui.

 

Serviço

XII Encontro Mestres do Mundo

Data: de 21 a 24 de novembro de 2018

Local: Aquiraz (CE)

Horário: De 9h às 00h

Aberto ao público

Com Expresso Ceará

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir