A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Cariri recebe IX Seminário do Selo Ceart

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), promove nesta terça-feira (23), às 9 horas, no Crato, o IX Seminário do Selo Ceart (Certificação da Autenticidade dos Produtos Artesanais e do Reconhecimento das Obras de Arte Popular Cearenses), com a presença de artesãos e representantes de entidades artesanais. A realização do evento é da Central de Artesanato do Ceará (Ceart). Fortaleza, Juazeiro de Norte, Sobral, Barbalha e Icó já receberam o seminário.

Estarão presentes cerca de 70 artesãos de 38 entidades e grupos produtivos dos municípios de Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Assaré, Barbalha, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas.

O Selo Ceart é uma certificação voluntária que tem como objetivos estimular a melhoria dos processos produtivos, elevar o padrão de qualidade e a busca pela excelência dos produtos. É mais um serviço prestado aos artesãos cearenses para aumentar a competitividade dos produtos e ainda o reconhecimento das obras de arte popular, a partir da observação dos requisitos que garantam autenticidade, especialmente sua identidade cultural e excelência.

A implementação da certificação é uma estratégia do Governo do Ceará para ampliação dos canais de comercialização através da oferta ao mercado de produtos com garantia de qualidade, de procedência e de respeito aos aspectos da sustentabilidade. Entre os benefícios do Selo Ceart estão a garantia da autenticidade da produção artesanal e o reconhecimento das obras de arte popular; a consolidação canais de comercialização e ampliação de mercados; o aumento da competitividade da produção artesanal; diferenciação dos produtos artesanais das peças elaboradas industrialmente, reconhecendo seu valor de tradição e cultura; proteção do artesanato cearense da falsificação e da concorrência desigual de produtos similares, além da promoção da confiança do consumidor facilitando a identificação do artesanato do Ceará.

Além do Selo Ceart, o governador Camilo Santana assegurou ao artesão cearense a isenção fiscal do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), além da realização de feiras e capacitações de artesãos para aperfeiçoar o design do produto e a construção do Centro de Rendeiras da Prainha, inaugurado em dezembro de 2017. O Governo do Ceará mantém ainda mais quatro lojas da Ceart, sendo três em Fortaleza: a loja Matriz, na Praça Luíza Távora; no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e ainda no Shopping Rio Mar, e uma em Guaramiranga.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir