A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Ceará é o estado com maior índice de cidades afetadas pela seca

O Ceará é o estado do país que tem o maior percentual de cidades afetadas por algum nível de estiagem. Das 184 cidades, 176 são afetadas por algum nível de estiagem, conforme estudo divulgado nesta quinta-feira, 05, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As cidades que sofrem com a falta de chuva equivalem a 97,8% do território do estado.

Os outros estados que sofrem com estiagem na maior parte do território são, Roraima, com 14 dos 15 municípios (93,3%); na Região Nordeste, Piauí (93,8%), Paraíba (91,9%) e Rio Grande do Norte (91,0%).

Os dados são referentes a 2017, quando o Ceará sofria o sexto ano seguida de chuva abaixo do esperado. No período mais chuvoso do ano, que ocorre entre fevereiro e maio, o Ceará teve em 2018 um volume dentro da média histórica.

De janeiro a julho, o estado acumula 650 milímetros de chuva; a média anual de volume de precipitação no Ceará é de 800 milímetros.

O estudo do IBGE mostra também que o Ceará é o estado menos afetado por enxurradas, deslizamento de terras e outros desastres que ocorrem em consequência de fortes chuvas; apenas 1,3% das cidades sofreram esse tipo de incidente.

Com informações do G1-CE

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir