A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Ceará tem condições favoráveis para mais chuvas nos próximos dias

As chuvas devem continuar fortes no Ceará nos próximos dias, principalmente na região norte do estado, conforme previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

“A zona de convergência tropical se mantém na região do Ceará, especialmente na região Centro-Norte, mas também em outras regiões, o que deve manter as chuvas”, afirma a meteorologista Meiry Sakamoto.

A zona de convergência tropical é o principal fenômeno meteorológico formador de chuva no Nordeste brasileira.

Neste mês, as chuvas no Cariri, no sul do Ceará, seguem abaixo do esperado. O volume de chuva na região deve aumentar nos próximos dias, conforme a previsão da Funceme.

“Nos últimos dias a gente percebido a formação de um sistema chamado cavado de altos níveis mais ao sul da região, no entanto, o posicionamento desse sistema tem provocado áreas de instabilidade e as chuvas que você mencionou”, explica Sakamoto.

Açudes sangrando

Com as chuvas dos primeiros dias de abril, sobe para 13 o número de açudes no estado que estão com 100% do volume. O açude Itapajé, no município de mesmo nome, e o Açude Angicos, na em Coreaú, sangraram nesta quarta-feira (11), segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Os maiores açudes do Ceará, no entanto, seguem em situação crítica. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem apenas 5,18% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 7,66% do volume máximo.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir