A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Choró Limão: Fazenda kallyo celebra nesta quinta-feira missa de Santa Luzia

A comunidade católica de Choró vivencia a 30ª edição dos festejos alusivos à Santa Luzia, protetora dos olhos.  A Festa é realizada tradicionalmente na Fazenda Kallyo, propriedade dos empresários Otácio Dantas Filho e Iracy Duarte Dantas. A fazenda fica situada no distrito de Santa Rita no Sertão Central, pouco mais de 6 Km do Centro de Choró. Os festejos acontecem desde de 1987, em razão da devoção do casal à Santa Luzia. Tornou-se um dos maiores e tradicionais eventos religiosos da região. Na época Choró ainda era distrito de Quixadá. O encerramento acontece nesta quinta-feira, 13, com uma Missa celebrada na capela da fazenda, às 8 horas da manhã. A celebração será transmitida pela Pioneira FM.

Durante toda a semana, fiéis de Santa Luzia realizaram um novenário na Fazenda. O local celebra a memória e a história da santa há três décadas, quando foi adquirido pela família Dantas. Santa Luzia tornou-se padroeira da Fazenda Kallyo desde então, todos os anos, a comunidade é convidada a celebrar a devoção na religiosa.

Otácio e Iracir Dantas

Santa Luzia foi uma santa que jurou fidelidade a Deus e virgindade perpétua. Seus votos de castidade foram reforçados após a mãe curar-se de uma enfermidade. Foi morta decapitada. Segundo o livro “Legenda Áurea”, que fala sobre a vida dos santos, antes de morrer, teriam lhe arrancado os olhos, mas os mesmos teriam renascidos como um milagre. Por isso, seu nome deriva do latim e significa Portadora da luz. Ela é invocada pelos fiéis como a protetora dos olhos, que são a “janela da alma”.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir